Como a Terra se popularizou?

quinta, 20 de agosto de 2015 às 16:57

 

Esse questionamento está presente na mente de muitas pessoas. Também fui questionada sobre o assunto e, como não soube responder, fui atrás de diversas referências históricas e bíblicas para sanar essa dúvida.

Começaremos pelo início de tudo!

Adão e Eva receberam a ordem de Deus em Gn 1.28b, que disse: ‘Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra’. Na passagem de Gn 4.25a, ‘E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho’, entende-se que o primeiro ato sexual já havia acontecido.

A popularização da terra ocorreu por casamento entre irmãos, sendo essa a única explicação possível.

Antes dos 130 anos, Adão e Eva tiveram Abel e Caim, e após essa idade, tiveram Sete. Adão viveu 800 anos após o nascimento de Sete e teve mais filhos e filhas (assim como lemos em Gn 5.4, que diz ‘E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas’), e morreu aos 930 anos.

Caim conheceu uma mulher (provavelmente sua irmã) e essa ‘alternativa’ era a única forma de cumprir-se a ordem de Deus. Constatamos em At 17.26a, que diz ‘E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra’.

Tanto aconteceu, pois o costume de casamento entre irmãos se manteve por muito tempo. Temos o caso de Abraão, que seu casou com Sara, sua meia-irmã; passagem vista em Gn 20.12: ‘E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher’.

Essa permissão foi retirada, sendo registrada em Lv 18.6-17, quando Deus manda Moisés dizer aos israelitas sobre sexo entre parentes.

O fato é que esses detalhes não são descritos na Bíblia, tanto que a mesma passagem dá margem a outras opções, como sobrinhas, pois Adão e Eva tiveram Sete em ‘substituição’ de Abel, e este teve filhos e filhas. Como os homens não se casavam prematuramente, pode-se considerar essa alternativa.

O que é de suma importância, aqui, é revelar que temos base bíblica para explicar o que seja, talvez, a parte mais confusa da popularização da Terra.

Camila Bianchi

Por: Admin