Seminário Profético “As 7 bênçãos da Semana Santa”: 4º Dia: Fortaleza Antonia

quinta, 24 de março de 2016 às 08:54

Jesus derramou seu sangue em 7 lugares. Na Semana Santa você vai descobrir o significado de cada lugar que Ele derramou seu sangue e quais as bênçãos você tem direito.

E hoje, quinta, no quarto dia do Seminário Profético “As 7 bênçãos da Semana Santa”, você vai aprender sobre o sangue derramado na Fortaleza Antonia.

Jesus diante de Herodes

LC Ora, quando Herodes viu a Jesus, alegrou-se muito, porque de longo tempo desejava vê-lO, por ter ouvido falar a seu respeito. E esperava ver algum sinal feito por Ele. E fazia-Lhe muitas perguntas. Mas Ele nada Lhe respondeu. Estavam ali os principais sacerdotes e os escribas, acusando-O com grande veemência. Herodes, porém, com os seus soldados, desprezou-O e, escarnecendo dEle, vestiu-O com uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lO a Pilatos. Nesse mesmo dia Pilatos e Herodes tornaram-se amigos; pois antes andavam em inimizade um com o outro.

Notas do Autor: LC 23:8-12

ALEGROU-SE MUITO; POIS DE LONGO TEMPO DESEJAVA VÊ-LO. O desejo de ver Jesus não era por fé e, sim, por sombria curiosidade. Herodes Antipas sempre dizia que Jesus era João Batista ressuscitado e que, por isso, aqueles poderes miraculosos se operavam nEle (Mt 14:2). Agora, quase três anos depois de ter mandado degolar João, Herodes está alegre. Sente que aquela é a oportunidade de eliminar a dúvida que há tempo o atormentava. Herodes Antipas vai examiná-lO minuciosamente e interrogá-lO com muitas perguntas.

MAS ELE NADA LHE RESPONDEU. Jesus não dirige uma única Palavra àquele homicida, que jamais se arrependeu de ter matado o maior profeta já nascido de mulher (Lc 7:28). Estar diante daquele assassino é mais uma provação para Jesus: é difícil não sentir ódio por pessoa tão abjeta. Mas Jesus, às portas do Seu sacrifício, não pode pecar. Portou-Se como estava profetizado: “Disse eu: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua. Guardarei a minha boca O Quinto Julgamento: Político. Com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de Mim” (Sl 39:1).

DESPREZOU-O. Ainda que pudesse ser fisicamente parecido com o seu primo João, fosse pelo parentesco ou porque ambos eram nazireus, com barbas e cabelos semelhantes (Jz 13:5; Nm 6:5), Jesus demonstrava uma diferença literalmente gritante: enquanto João era ácido e duro nas palavras, o “nazareno” era manso e humilde como um cordeiro. Herodes viu que Aquele não era João. Por isso O considerou um homem fraco, que devia ser humilhado e desprezado. Mal sabia ele que a profecia estava tendo o seu curso: “Era desprezadoe o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum” (Is 53:3).

E, ESCARNECENDO DELE, VESTIU-O COM UMA ROUPA RESPLANDECENTE. Herodes não fez dEle caso algum. E, com os seus sádicos soldados, teve a ideia de vesti-lO com aquela roupa resplandecente. É vestido assim que Pilatos e os judeus O receberão para novo julgamento. Os soldados de Pilatos irão progredir nesta ideia, acrescentando-Lhe a coroa de espinhos e uma cana como cetro.

PILATOS E HERODES TORNARAM-SE AMIGOS. Pilatos e Herodes “antes andavam em inimizade um com o outro” e o motivo, ao que parece, foi a morte dos galileus no território da Judeia, “cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles” (Lc 13:1b).Herodes ficou ressentido porque Pilatos matou os seus súditos, sem consultá-lo. Agora, Herodes está feliz, porque considerou o envio de Jesus um gesto de respeito e boa vontade à sua autoridade e jurisdição. Foi por causa de Jesus que Herodes e Pilatos se tornaram amigos. Jesus veio para reconciliar os inimigos.

O FIM DE HERODES ANTIPAS. Dali a alguns anos, este maligno Herodes e sua ambiciosa mulher Herodias vão se dar muito mal: no ano 39 d.C., Herodes Antipas será destituído do poder e banido para Lião, na Gália, pelo Imperador Romano Calígula, e ali morrerá. (Não confundir com Herodes Agripa I, que matou Tiago à espada e morreu comido de bichos, “porque não deu Glória a Deus” - At 12:1-23. Este governou a Palestina inteira de 41 a 44 d.C.) (PAGLIARIN, 2015, p. 461).

Jesus foi ridicularizado na Fortaleza Antonia por Herodes que, contrariado por não ver nenhum sinal miraculoso, aplicou-lhe maus uma sessão de horrenda tortura e humilhação.

Neste quarto dia de Seminário você vai aprender por quê isto aconteceu e, através da oração que será feita, receberá a honra de ser reconhecido como filho de Deus e ter o respeito de todos!

As reuniões acontecem hoje às 9h, 15h e 19h, em todas as Igrejas da Paz e Vida no Brasil. Em Portugal, as reuniões acontecem 9h, 15h e 20h.  Para saber nossos endereços, clique aqui.

O seminário é totalmente gratuito e quem participar de todas as reuniões, vai receber no final, um lindo certificado de 21 horas de carga horária.

Participe! Venha tomar posse das bênçãos conquistadas por Jesus na cruz!

 

Por Adans Jefferson e Daniela Porto

Por: Admin